
Alguns cômodos da casa parecem seguir sempre o mesmo padrão de layout. No quarto, a cama encostada na parede do fundo; na sala, os sofás formando um semicírculo. E a lavanderia dificilmente foge à regra.
Por conta de máquinas volumosas, da necessidade de pendurar roupas e da quantidade de itens que acabam se acumulando na lavanderia, muitas pessoas optam por um projeto simples e tradicional, acreditando que não há muito espaço para inovação.
No entanto, de acordo com o site House Digest, repensar o layout da lavanderia pode transformar completamente a funcionalidade e até o apelo visual do cômodo. Com algumas escolhas estratégicas, é possível criar um espaço mais eficiente, organizado e confortável para a rotina do dia a dia.
+ Este erro comum de design de lavanderia pode reduzir seu espaço
Comece pelo fluxo de trabalho da lavanderia
Antes de definir onde cada item ficará, vale refletir sobre quais tarefas da lavanderia são mais cansativas ou incômodas para você. Dobrar roupas é o maior desafio? Passar roupa parece interminável? Ou manter tudo organizado exige um esforço constante?
Segundo o House Digest, identificar essas dificuldades é o primeiro passo para criar um layout realmente funcional. Em vez de seguir um formato padrão, o ideal é adaptar o espaço às suas necessidades reais. Se abaixar para colocar e retirar roupas da lavadora e da secadora causa desconforto, por exemplo, uma plataforma elevada para os eletrodomésticos pode melhorar muito a ergonomia. Já quem detesta dobrar roupas pode se beneficiar de uma área exclusiva para essa tarefa, como uma ilha central — se houver espaço — ou uma bancada ampla acompanhada de um banco confortável.
Armazenamento inteligente faz toda a diferença
Outro ponto essencial no projeto de uma lavanderia funcional é o armazenamento. Embora o cômodo seja pensado principalmente para cuidar das roupas, ele costuma se transformar em um local onde detergentes, produtos de limpeza, panos e até meias perdidas acabam se acumulando.
De acordo com o House Digest, planejar soluções de armazenamento desde o início evita bagunça e melhora a usabilidade do espaço. Um armário alto e estreito, por exemplo, pode ser ideal para guardar a tábua de passar roupa fora do caminho. Prateleiras abertas com cestos etiquetados também facilitam a organização e ajudam a encontrar rapidamente o que você precisa. Para itens menores que costumam “sumir”, como amaciante ou pregadores, armários decorativos específicos — inclusive modelos de parede — podem ser grandes aliados.
Pense em usos extras para a lavanderia
Além da lavagem de roupas, vale considerar quais outras funções a lavanderia pode desempenhar dentro da casa. Segundo o House Digest, esse ambiente pode ir muito além do básico quando bem planejado.
Se a sua casa não possui um hall de entrada ou vestíbulo, a lavanderia pode assumir esse papel. A inclusão de armários embutidos para casacos, sapatos e guarda-chuvas ajuda a organizar a transição entre o interior e o exterior. Em casas com pets, a instalação de um pequeno chuveiro para lavar patas e botas enlameadas é uma solução prática e cada vez mais comum.
Outra possibilidade é transformar parte da lavanderia em um escritório doméstico. Reservar um trecho da bancada para o trabalho, de preferência próximo a uma janela para aproveitar a luz natural, e adicionar uma cadeira confortável e um monitor pode criar um home office funcional, discreto e surpreendentemente eficiente.
Fonte: House Digest
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.
